PROJETO I

PROJETO: HORA DO JOGO
 A AQUISIÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO ATRAVÉS DE JOGOS DE REGRAS  NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

JUSTIFICATIVA

A prática pedagógica na Educação Infantil possui peculiaridades relacionadas à natureza do comportamento infantil. O processo ensino e aprendizagem deve ter como ponto de partida uma definição prévia sobre infância e o desenvolvimento infantil.

A atividade principal da criança é o brincar. Brincar é coisa séria. Considerando que é através desta ação que a criança se apropria do mundo ao redor, assim como, desenvolve competências cognitivas, afetivas, motoras, perceptivas, sociais, dentre outras.

A construção e apropriação de conceitos matemáticos não se dão no vazio, mas, de forma contextualizada e significativa para o sujeito. A aprendizagem destes conceitos deve se dar num ambiente estimulante e desafiador, ao mesmo tempo em que prazeroso e envolvente, livre das pressões e cobranças, próprios de ambientes tradicionais de ensino.

Em geral a atividade lúdica, no ambiente escolar, muito, frequentemente, é vista de forma negativa. Já que, tradicionalmente, brincadeira e estudo foram sempre colocados como atividades incompatíveis. Afinal, estudar é coisa séria. Ao mesmo tempo em que, há bem pouco tempo, pouca importância foi dada à brincadeira infantil.

Costumeiramente, fomos habituados a ver na brincadeira e no jogo, meros passatempos. No entanto, estudos e pesquisas vêm demonstrando a importância do brincar e do jogo, como importantes ferramentas que estimulam  o desenvolvimento humano.

A atividade envolvendo o jogo de regras permite que as crianças busquem superar os desafios impostos pelo jogo, num ambiente colaborativo de aprendizagem, onde os alunos, na atividade em grupo, passam a atuar na zona de desenvolvimento proximal do colega. Pois conforme enfatiza Vigotski, o que uma pessoa não consegue realizar sozinha, é capaz de fazê-lo com a ajuda do outro.

Foi com o intuito de proporcionar as nossas crianças a aquisição de conceitos matemáticos em contextos marcados por experiências que possam mobilizar aprendizagens significativas e estimulantes, que nasceu o presente projeto.

              OBJETIVO GERAL:


·         Proporcionar às crianças do 2º período experiências pedagógicas através dos jogos de regras, visando a aquisição, por parte destas, de conceitos lógico-matemáticos, como também, o desenvolvimento de suas habilidades e competências de natureza cognitiva, afetiva, motora e social.


METODOLOGIA

  •                 Inicialmente trabalha-se com os alunos a organização do ambiente.
  • Em seguida apresenta-se o jogo, suas regras e desenvolvimento. Posteriormente, a turma é dividida em dois grupos. Os  jogos são de caráter competitivo e colaborativo.
  • A construção da ideia de número tem início com o processo de contagem presente no desenvolvimento dos jogos propostos ao grupo.
  • As atividades são desenvolvidas diariamente na sala de aula, fazendo parte da rotina de atividades.
  • À medida que as crianças assimilam a dinâmica do jogo e o desenvolvem com autonomia, estas passam a conduzir o processo sozinhas. Neste momento, a professora passa a atuar, apenas, como mediadora, realizando as intervenções quando solicitada pelas crianças, ou quando julgar necessário, visando desenvolver conceitos, conteúdos, hábitos e atitudes.


CRONOGRAMA

O Projeto foi desenvolvido ao longo de todo o ano letivo. Passando a fazer parte da rotina da Educação Infantil na sala da Profa. Solange.


RESULTADOS
Apesar do projeto está focado no desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático, muitas competências e habilidades de natureza cognitiva, afetiva, motora e social foram desenvolvidas pelas crianças. Onde podemos destacar as seguintes situações reveladoras do resultados obtidos através da prática desta atividade:

v  Inicialmente, as crianças que apresentavam comportamento tímido e com pouca iniciativa, à medida que se envolviam no jogo e na sua dinâmica, passaram a manifestar um comportamento mais autônomo e ativo.

v  Crianças que apresentavam dificuldades na linguagem oral, foram estimuladas a “soltar a língua”, melhorando sua expressividade oral e corporal, favorecendo uma melhor comunicação e interação entre esta e o grupo.

v  Com relação às crianças que apresentavam dificuldades em seguir uma rotina, obedecendo às regras e limites, as mesmas foram capazes de desenvolver o autocontrole da conduta, reduzindo a ansiedade, assim como, minimizando as dificuldades de concentração e atenção.

v  No que se refere à apropriação dos conceitos matemáticos, as crianças aprenderam a contar um a um, obedecendo a sequência numérica, estabelecendo relações entre quantidades, passando a aplicar os conceitos mais/menos, muito/pouco, maior/menor, igual/diferente, em  variados contextos.