O processo pedagógico fundamentado na pedagogia
Montessoriana está alicerçado sob três pilares: O ADULTO PREPARADO, O AMBIENTE
PREPARADO E A CRIANÇA EQUILIBRADA.
![]() | |||
| Para Montessori a criança é apaixonada pela ordem. O mundo é um caos. |
O “adulto
preparado” é aquele que orienta e conduz à criança no caminho do conhecimento.
É fundamental que busque constantemente o seu aperfeiçoamento profissional,
especialmente para dar conta dos desafios que a educação contemporânea impõe.
Para os que se propõem educar crianças é
importante conhecer como estas se desenvolvem etapa por etapa, assim como,
identificar seus interesses e peculiaridades. Podendo fazer uso de um diário
onde fará anotações sobre o que observa na criança: o que a interessa, o que não a interessa, buscando pistas que dão
informações sobre os pequenos.
Nessa
perspectiva a educação não se limita ao repasse de conteúdos, mas, sobretudo, o
preparo para a vida. Não se trata, apenas, da evolução do conhecimento, mas da
evolução da própria humanidade. O professor montessoriano deve despir-se do
orgulho e revestir-se de humildade. O afetividade deve estar presente na
relação professor/aluno.
![]() |
| Ambiente deve ser enxuto. Tem apenas o que é necessário. A recursos devem estar acessíveis às crianças. |
O ambiente
deve ser organizado para atender e satisfazer a curiosidade das crianças e
promover sua aprendizagem e em consequência, o seu desenvolvimento humano.
Os princípios
que norteiam a pedagogia montessoriana são:
AUTOEDUCAÇÃO – a promoção da
autoeducação se faz através da disponibilidade de materiais através dos quais a
criança exercita e desenvolve suas capacidades e habilidades, com a pouca
interferência do educador. Cabe a este instruir sobre o uso dos materiais e
manter-se a certa distância, observando a interação da criança com o objeto,
fazendo intervenções quando necessárias. O professor ensina e a criança repete
a atividade quantas vezes quiser. Todas as lições são breves e suscintas.
A criança inicia o aprendizado da
escrita aos dois anos. Para promover esse desenvolvimento podemos propor a
realização de atividades que estimulem os movimentos de pinça e a realização de
contornos de objetos em vários formatos. Há também os jogos de encaixe, onde o
próprio objeto em si já contem o controle do erro. No jogo do encaixe cada
orifício admite apenas um objeto. Nesse caso o próprio material a corrige. Não há possibilidade de completar o exercício
se todas as peças não forem encaixadas no seu devido lugar. Nesse sentido
podemos dizer que a própria criança se educa, à medida que aprende, pela
manipulação do objeto, e através de suas tentativas, o modo correto de realizar
a atividade.
| O ambiente deve propor desafios que a criança possa superar. |
EDUCAÇÃO CÓSMICA – A educação
cósmica parte da premissa de que tudo esta interligado. Seres vivos e não vivos,
todos são interdependentes. A proposta pedagógica montessoriana busca fazer a criança perceber e sentir esta
ideia de interconexão entre o todo e as partes. A minhoca depende da terra e
faz o adubo. A criança percebe esta
conexão através da observação da natureza.
A educação cósmica respeita a
ordem em que está disposto o universo. Permite uma percepção de mundo
organizado, onde todos os elementos tem sua importância.. A abelha
pousa na flor e produz o mel, permitindo que o universo prossiga o seu ciclo.
Assim acontece com cada ser humano, a cada um cabe um papel. Desta forma se
introduz o conceito de ecologia.
![]() |
| Não existem provas. A avaliação se faz pela observação do desempenho da criança. O processo se repete até se tornar satisfatória a aprendizagem. |
EDUCAÇÃO COMO CIÊNCIA – É preciso considerar a observação científica e o como ensinar. A ênfase não é o
conteúdo, mas em como este é ensinado. O professor ensina como explorar, se
afasta e observa. Não deve interferir ou interferir o mínimo. O importante é
observar como a criança aprende e elabora o conhecimento. Neste contexto não
existem provas e a avaliação se dá pela observação do desempenho da criança. Se
algo esta errado, repete-se o processo até que seja satisfatório o resultado.
Imagens: Google



Nenhum comentário:
Postar um comentário