sábado, 26 de outubro de 2013

Contribuições do método Montessori para a Educação Infantil



        O  processo pedagógico fundamentado na pedagogia Montessoriana está alicerçado sob três pilares: O ADULTO PREPARADO, O AMBIENTE PREPARADO E A CRIANÇA EQUILIBRADA. 


Para Montessori a criança é apaixonada pela ordem. O mundo é um caos.

O “adulto preparado” é aquele que orienta e conduz à criança no caminho do conhecimento. É fundamental que busque constantemente o seu aperfeiçoamento profissional, especialmente para dar conta dos desafios que a educação contemporânea impõe.

 Para os que se propõem educar crianças é importante conhecer como estas se desenvolvem etapa por etapa, assim como, identificar seus interesses e peculiaridades. Podendo fazer uso de um diário onde fará anotações sobre o que observa na criança: o que a interessa,  o que não a interessa, buscando pistas que dão informações sobre os pequenos.

Nessa perspectiva a educação não se limita ao repasse de conteúdos, mas, sobretudo, o preparo para a vida. Não se trata, apenas, da evolução do conhecimento, mas da evolução da própria humanidade. O professor montessoriano deve despir-se do orgulho e revestir-se de humildade. O afetividade deve estar presente na relação professor/aluno.

Ambiente deve ser enxuto. Tem apenas o que é necessário. A recursos devem estar acessíveis às crianças.
  
O ambiente deve ser organizado para atender e satisfazer a curiosidade das crianças e promover sua aprendizagem e em consequência, o seu desenvolvimento humano.

Os princípios que norteiam a pedagogia montessoriana  são:

       AUTOEDUCAÇÃO – a promoção da autoeducação se faz através da disponibilidade de materiais através dos quais a criança exercita e desenvolve suas capacidades e habilidades, com a pouca interferência do educador. Cabe a este instruir sobre o uso dos materiais e manter-se a certa distância, observando a interação da criança com o objeto, fazendo intervenções quando necessárias. O professor ensina e a criança repete a atividade quantas vezes quiser. Todas as lições são breves e suscintas.
          A criança inicia o aprendizado da escrita aos dois anos. Para promover esse desenvolvimento podemos propor a realização de atividades que estimulem os movimentos de pinça e a realização de contornos de objetos em vários formatos. Há também os jogos de encaixe, onde o próprio objeto em si já contem o controle do erro. No jogo do encaixe cada orifício admite apenas um objeto. Nesse caso o próprio material a corrige.  Não há possibilidade de completar o exercício se todas as peças não forem encaixadas no seu devido lugar. Nesse sentido podemos dizer que a própria criança se educa, à medida que aprende, pela manipulação do objeto, e através de suas tentativas, o modo correto de realizar a atividade.


O ambiente deve propor desafios que a criança possa superar.

         EDUCAÇÃO CÓSMICA – A educação cósmica parte da premissa de que tudo esta interligado. Seres vivos e não vivos, todos são interdependentes. A proposta pedagógica montessoriana  busca fazer a criança perceber e sentir esta ideia de interconexão entre o todo e as partes. A minhoca depende da terra e faz o adubo.  A criança percebe esta conexão através da observação da natureza.
        A educação cósmica respeita a ordem em que está disposto o universo. Permite uma percepção de mundo organizado, onde todos os elementos tem sua importância.. A abelha pousa na flor e produz o mel, permitindo que o universo prossiga o seu ciclo. Assim acontece com cada ser humano, a cada um cabe um papel. Desta forma se introduz o conceito de ecologia. 


Não existem provas. A avaliação se faz pela observação do desempenho da criança. O processo se repete até se tornar satisfatória a aprendizagem.

      EDUCAÇÃO COMO CIÊNCIA – É preciso considerar a observação científica e o como ensinar. A ênfase não é o conteúdo, mas em como este é ensinado. O professor ensina como explorar, se afasta e observa. Não deve interferir ou interferir o mínimo. O importante é observar como a criança aprende e elabora o conhecimento. Neste contexto não existem provas e a avaliação se dá pela observação do desempenho da criança. Se algo esta errado, repete-se o processo até que seja satisfatório o resultado.



Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário