sábado, 17 de março de 2012

Dia internacional da Síndrome de Down - Dia 21 de março

Todas as iniciativas, sejam da sociedade civil ou dos meios de comunicação devem ser louvadas quando se manifestam e se posicionam contra à exclusão social, em prol de uma sociedade mais inclusiva. Por essa razão está de parabéns o Programa TV Xuxa, que neste sábado(17/03) dedicou o programa às crianças e jovens com Síndrome de Down. Mostrando a todos nós que suas capacidades são ilimitadas tanto quanto a de qualquer outro ser humano. Não existem barreiras ao seu desenvolvimento quando são educados em famílias e instituições acolhedoras.

Os meios de comunicação são ferramentas pedagógicas por excelência, tal é o seu grau de influência. Que tais iniciativas possam beneficiar  um número maior de pessoas com deficiência, de modo a que possamos através de informação e conhecimento, romper  com o preconceito existente na sociedade contra este grupo de indivíduos.

"A Síndrome de Down decorre de um acidente genético que ocorre em média em 1 a cada 800 nascimentos, aumentando a incidência com o aumento da idade materna. Atualmente, é considerada a alteração genética mais freqüente e a ocorrência da Síndrome de Down entre os recém nascidos vivos de mães de até 27 anos é de 1/1.200. Com mães de 30-35 anos é de 1/365 e depois dos 35 anos a freqüência aumenta mais rapidamente: entre 39-40 anos é de 1/100 e depois dos 40 anos torna-se ainda maior. Acomete todas as etnias e grupos sócio-econômicos igualmente. É uma condição genética conhecida há mais de um século, descrita por John Langdon Down e que constitui uma das causas mais freqüentes de deficiência mental (18%). No Brasil, de acordo com as estimativas do IBGE realizadas no censo 2000, existem 300 mil pessoas com Síndrome de Down. As pessoas com a síndrome apresentam, em conseqüência, retardo mental (de leve a moderado) e alguns problemas clínicos associados."(Portal da Sindrome de Down). Para saber mais acesse http://www.portalsindromededown.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário