quarta-feira, 29 de maio de 2013

O que é Inclusão???



                                                                                          Excerto e tradução: Andréa S. Dickson


É muito mais do que frequentar uma classe regular. É ser incluído na vida e participar usando sua habilidade no dia a dia como um membro da comunidade. Não só fazer parte da sociedade como todos os outros, mas ser bem-vindo e recebido como um membro. Inclusão pode ocorrer na escola, igreja, parque, trabalho, etc.…


Aluno com Autismo em atividade extra-classe sobre o Trânsito
 

Seres humanos têm necessidades básicas que devem ser atendidas para que possamos nos sentir realizados, tais como as necessidades básicas de: comida, água, moradia, segurança e trabalho dentre outras. Também podemos perceber que se não nos alimentarmos bem, exercitarmos, dormirmos bem isso afetará  nossa saúde e capacidade de funcionamento no nosso dia a dia. Todos nós necessitamos de um propósito, sentido para o que fazemos e o que nos dê uma inspiração. Se nos sentimos inúteis ou fazemos coisas sem importância isso diminui a nossa motivação e a nossa autoestima. Nossas vidas são enriquecidas com os amigos, relacionamentos, amor e quando nos sentimos aceitos por todos. Isso nos enriquece . Sentir-nos sozinhos, alienados poderá ter um impacto negativo em todas as áreas de nossas vidas.

A educação escolar nos ajuda a manter a necessidade de aprender, crescer e não ficarmos parados. Como todas as outras necessidades de nossas vidas, se focalizarmos somente em uma, não encontraremos a qualidade de vida que necessitamos. Quando todas estas necessidades são preenchidas com integridade, cada área reforça a possibilidade de alcançar êxito em outras áreas. Inclusão é preencher todas estas necessidades e maximizar a qualidade de vida de um ser humano.

Na escola a inclusão não ocorre somente como fato de colocar um aluno especial em uma classe regular. Para criar esta realidade inclusiva, ela deve ser bem planejada, ter uma preparação e suporte. Este objetivo de inclusão é realizado só quando uma criança participa das atividades das classes, como um membro daquele grupo, com o suporte de que ele precisa. 

A Inclusão não é somente uma troca de suporte, conquistas e serviços para poder estar em uma classe regular. É importante desenvolver um programa individual que envolta as suas necessidades e habilidades.


O fundamento principal da inclusão escolar é valorizar a diversidade na comunidade. Quando a inclusão for realmente aceita, nós abandonaremos a ideia de que as crianças podem se tornar “normais” para construir suas vidas na comunidade. Nós passaremos a ver maneiras diferentes, não típicas, para ser membros válidos da comunidade. A isso podemos, efetivamente, chamar de INCLUSÃO.




quarta-feira, 22 de maio de 2013

A tecnologia que dá voz ao Autismo


     "As pessoas pensam que sou idiota". "É realmente frustrante não conseguir falar". "Eu me expresso através de comportamentos negativos que ninguém pode entender". Essas são algumas frases de crianças e jovens com autismo, digitadas em aplicativos touch-screen(telas sensíveis ao toque, criado pela HP e Intel) e exibidas no curta-metragem documentário I WANT TO SAY (Eu quero dizer - uma história de esperança e tecnologia), sem legendas em português. Disponível no Youtube. 

         Essa ferramenta (touch-screen) mostra que através o uso de tecnologia adequada, crianças com autismo podem se expressar. Produzindo, para além dessa experiência uma revisão nos conceitos teóricos sobre autismo até aqui construídos.

          No documentário uma mãe fala emocionada após ter visto sua filha com autismo ter utilizado o aplicativo touch-screen para dizer que a amava.

          Nos Estados Unidos existe uma campanha para criar aplicativos sensíveis ao toque denominada Autismo Hacking, que visa facilitar e acelerar ideias de base tecnológica para ajudar a dar às pessoas com autismo a capacidade de expressar sentimentos e ideias, assim como, dá vazão a criatividade. Tal movimento tem se preocupado com a pesquisa e o desenvolvimento de ferramentas de alta tecnologia, capazes de proporcionar a aprendizagem e a inserção social de pessoas com autismo. Sendo possível acessar tais aplicativos gratuitamente. Mais informações acessar http://www.autismspeaks.org/hacking-autism