Excerto
e tradução: Andréa S. Dickson
É muito mais do que frequentar uma classe regular. É ser incluído na
vida e participar usando sua habilidade no dia a dia como um membro da
comunidade. Não só fazer parte da sociedade como todos os outros, mas ser
bem-vindo e recebido como um membro. Inclusão pode ocorrer na escola, igreja,
parque, trabalho, etc.…
| Aluno com Autismo em atividade extra-classe sobre o Trânsito |
Seres humanos têm necessidades básicas que
devem ser atendidas para que possamos nos sentir realizados, tais como as necessidades básicas de: comida, água, moradia, segurança e trabalho dentre outras.
Também podemos perceber que se não nos alimentarmos bem, exercitarmos, dormirmos
bem isso afetará nossa saúde e capacidade de funcionamento no nosso
dia a dia. Todos nós necessitamos de um propósito, sentido para o que fazemos e
o que nos dê uma inspiração. Se nos sentimos inúteis ou fazemos coisas sem
importância isso diminui a nossa motivação e a nossa autoestima. Nossas vidas são enriquecidas com os amigos,
relacionamentos, amor e quando nos sentimos aceitos por todos. Isso nos enriquece . Sentir-nos sozinhos, alienados poderá ter um impacto negativo
em todas as áreas de nossas vidas.
A educação escolar nos ajuda a manter a necessidade de aprender, crescer
e não ficarmos parados. Como todas as outras necessidades de nossas vidas, se
focalizarmos somente em uma, não encontraremos a qualidade de vida que
necessitamos. Quando todas estas necessidades são preenchidas com integridade,
cada área reforça a possibilidade de alcançar êxito em
outras áreas. Inclusão é preencher todas estas necessidades e maximizar a
qualidade de vida de um ser humano.
Na escola a inclusão não ocorre somente como fato de colocar um aluno
especial em uma classe regular. Para criar esta realidade inclusiva, ela deve
ser bem planejada, ter uma preparação e suporte. Este objetivo de inclusão é realizado só quando uma criança participa
das atividades das classes, como um membro daquele grupo, com o suporte de que ele
precisa.
A Inclusão não é somente uma troca de suporte, conquistas e serviços
para poder estar em uma classe regular. É importante desenvolver um programa individual que envolta
as suas necessidades e habilidades.
O fundamento principal da inclusão escolar é valorizar a diversidade na
comunidade. Quando a inclusão for realmente aceita, nós abandonaremos a ideia de
que as crianças podem se tornar “normais” para construir suas vidas na comunidade.
Nós passaremos a ver maneiras diferentes, não típicas, para ser membros válidos
da comunidade. A isso podemos, efetivamente, chamar de INCLUSÃO.
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