quarta-feira, 12 de junho de 2013

APRENDER COM PRAZER



     “Amai a infância; favorecei seus jogos, seus prazeres, seu amável instinto. Quem de vós não se sentiu saudoso, às vezes, dessa idade em que o riso está sempre nos lábios e a alma sempre em paz. Por que arrancar destes pequenos inocentes o gozo de um tempo tão curto que lhes escapa, de um bem tão precioso de que não se podem abusar?” Rousseau.



O bom ensino garante a aprendizagem e esta por sua vez proporciona o desenvolvimento do indivíduo, qualificando-o. Isto porque, pela apropriação de novas habilidades e competências  o sujeito torna-se apto à superar os desafios que a vida lhe impõe, sejam eles de natureza: afetiva, motora, física, cognitiva ou social. Cada novo conhecimento produz novas habilidades e competências. 

Eis algumas sugestões de jogos que visam o desenvolvimento de conceitos matemáticos, coletados no Google, de fácil confecção e baixo custo. Mãos à obra!!!

Para Piaget, a construção do conceito de número se dá a partir de todos os tipos de relações que a criança estabelece entre os objetos do seu cotidiano. A sistematização deste conceito tem continuidade e se consolida  nos desafios que são propostos aos pequenos.














 

Nenhum comentário:

Postar um comentário