quarta-feira, 22 de maio de 2013

A tecnologia que dá voz ao Autismo


     "As pessoas pensam que sou idiota". "É realmente frustrante não conseguir falar". "Eu me expresso através de comportamentos negativos que ninguém pode entender". Essas são algumas frases de crianças e jovens com autismo, digitadas em aplicativos touch-screen(telas sensíveis ao toque, criado pela HP e Intel) e exibidas no curta-metragem documentário I WANT TO SAY (Eu quero dizer - uma história de esperança e tecnologia), sem legendas em português. Disponível no Youtube. 

         Essa ferramenta (touch-screen) mostra que através o uso de tecnologia adequada, crianças com autismo podem se expressar. Produzindo, para além dessa experiência uma revisão nos conceitos teóricos sobre autismo até aqui construídos.

          No documentário uma mãe fala emocionada após ter visto sua filha com autismo ter utilizado o aplicativo touch-screen para dizer que a amava.

          Nos Estados Unidos existe uma campanha para criar aplicativos sensíveis ao toque denominada Autismo Hacking, que visa facilitar e acelerar ideias de base tecnológica para ajudar a dar às pessoas com autismo a capacidade de expressar sentimentos e ideias, assim como, dá vazão a criatividade. Tal movimento tem se preocupado com a pesquisa e o desenvolvimento de ferramentas de alta tecnologia, capazes de proporcionar a aprendizagem e a inserção social de pessoas com autismo. Sendo possível acessar tais aplicativos gratuitamente. Mais informações acessar http://www.autismspeaks.org/hacking-autism


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário