O conhecimento que adquirimos sobre o autismo é, ainda, muito limitado. No entanto, estamos constantemente em busca de respostas que nos permitam entender o funcionamento de uma criança com autismo de modo que possamos oferecer a estas uma educação que promova o seu desenvolvimento, saudável e harmônico, apesar das limitações que tal desordem, de natureza neurológica, impõe.
Uma célebre autista, a Dra. Temple Grandin, ao compartilhar suas experiências e estudos realizados sobre o tema, tem nos permitido entender melhor as razões pelas quais crianças e jovens com autismo apresentam determinado comportamento, que para nós soa estranho. Para cada comportamento existe um motivo. Quando uma criança com autismo se fecha para o mundo ou busca o isolamento, por alguma razão ela o faz. Entender os motivos que a levam a se comportar de um determinado modo, nos permitirá identificar estratégias pedagógicas para ajudá-las a superar alguns desconfortos provocados por sua grande sensibilidade sensorial. Comportamentos estereotipados podem simplesmente ocorrer se a criança estiver ociosa.
Sobre isso e muito mais Temple Grandin tem muito a nos dizer, basta acessa o link http://www.universoautista.com.br/autismo/modules/works/item.php?id=17
Uma ótima leitura!!!
Imagens: Google
Imagens: Google


Nenhum comentário:
Postar um comentário