(tradução livre - Andréa Simon)
1) Antes de tudo eu
sou uma criança.
Eu tenho Autismo. Eu não sou somente
"Autista". O meu autismo é só um aspecto do meu carácter. Não me
define como pessoa. Você é uma pessoa com pensamentos, sentimentos e talentos.
Ou você é somente gordo, magro, alto, baixo, míope. Talvez estas sejam algumas
coisas que eu perceba quando conhecer você, mas isso não é necessariamente o
que você é. Sendo um adulto, você tem algum controle de como se auto define. Se
quer excluir uma característica, pode se expressar de maneira diferente. Sendo
criança eu ainda estou descobrindo. Nem você ou eu podemos saber do que eu sou
capaz. Definir-me somente por uma característica, acaba-se correndo o risco de
manter expectativas que serão pequenas para mim. E se eu sinto que você acha
que não posso fazer algo, a minha resposta naturalmente será: Para que tentar?
2) A minha percepção sensorial é desordenada.
Interação sensorial pode ser o
aspecto mais difícil para se compreender o autismo. Quer dizer que sentidos ordinários
como audição, olfato, paladar, toque, sensações que passam desapercebidas no
seu dia-a-dia podem ser dolorosas para mim. O ambiente em que eu vivo pode ser
hostil para mim.
Eu posso parecer distraído ou em outro
planeta, mas eu só estou tentando me defender. Vou explicar o porquê uma simples
ida ao mercado pode ser um inferno para mim: a minha audição pode ser muito
sensível. Muitas pessoas podem estar falando ao mesmo tempo, música, anúncios,
barulho da caixa registradora, telemóveis tocando, crianças chorando, pessoas tossindo,
luzes fluorescentes. O meu cérebro não pode assimilar todas estas informações,
provocando em mim uma perda de controle.
O meu olfato pode ser muito
sensível. O peixe que está à venda na peixaria não está fresco; a pessoa que
está perto pode não ter tomado banho hoje; o bebê ao lado pode estar com uma
fralda suja; o chão pode ter sido limpo com amônia. Eu não consigo separar os
cheiros e começo a passar mal. Porque o meu sentido principal é o visual.
Então, a visão pode ser o primeiro sentido a ser superestimulado. A luz
fluorescente não é somente muito brilhante, ela pisca e pode fazer um barulho.
O quarto parece pulsar e isso machuca os meus olhos. Esta pulsação da luz cobre
tudo e distorce o que estou vendo. O espaço parece estar sempre mudando. Eu vejo
um brilho na janela, são muitas coisas para que eu consiga me concentrar. O
ventilador, as pessoas andando de um lado para o outro... Tudo isso afeta os
meus sentidos e agora eu não sei onde o meu corpo está neste espaço.
3) Por favor, lembre
de distinguir entre não querer (eu não quero fazer) e eu não posso (eu não
consigo fazer)
Receber e expressar a linguagem e vocabulário
pode ser muito difícil para mim. Não é que eu não escute as frases. É que eu
não te compreendo. Quando você me chama do outro lado do quarto, isto é o que
eu escuto "BBBFFFZZZZSWERSRTDSRDTYFDYT João". Ao invés disso, venha
falar comigo diretamente com um vocabulário simples: "João, por favor, coloque o seu livro na estante. Está
na hora de almoçar". Isso me diz o que você quer que eu faça e o que vai
acontecer depois. Assim é mais fácil para compreender.
4) Eu sou um
"pensador concreto" (CONCRETE THINKER).
O meu pensamento é concreto, não
consigo fazer abstrações. Eu interpreto muito pouco o sentido oculto das
palavras. É muito confuso para mim quando você diz "não enche o saco",
quando o que você quer dizer é "não me aborreça". Não diga que
"isso é moleza, é mamão com açúcar" quando não há nenhum mamão com açúcar por perto e o que você quer
dizer é que isso é algo fácil de fazer.
Gírias, piadas, duplas intenções,
paráfrases, indiretas, sarcasmo eu não compreendo.
Dizer o que eu preciso é muito
difícil para mim, quando não sei as palavras para descrever o que sinto. Posso estar
com fome, frustrado, com medo e confuso, mas agora estas palavras estão além da
minha capacidade, do que eu possa expressar. Por isso, preste atenção na
linguagem do meu corpo (retração, agitação ou outros sinais de que algo está
errado).
Por outro lado, posso parecer como
um pequeno professor ou um artista de cinema dizendo palavras acima da minha
capacidade na minha idade. Na verdade, são palavras que eu memorizei do mundo
ao meu redor para compensar a minha deficiência na linguagem. Por que eu sei exatamente
o que é esperado de mim como resposta quando alguém fala comigo. As palavras
difíceis que de vez em quando falo pode vir de livros, TV, ou até mesmo serem
palavras de outras pessoas. Isto é chamado de ECOLALIA. Não preciso compreender
o contexto das palavras que estou usando. Eu só sei que devo dizer alguma
coisa.
6) Eu sou muito orientado visualmente porque a
linguagem é muito difícil para mim.
Por favor, mostre-me como fazer
alguma coisa ao invés de simplesmente me dizer. E, por favor, esteja preparado
para me mostrar muitas vezes. Repetições consistentes ajudam-me a aprender. Um esquema
visual ajuda-me durante o dia-a-dia. Alivia-me do stress de ter que lembrar o
que vai acontecer. Ajuda-me a ter uma transição mais fácil entre uma atividade
e outra. Ajuda-me a controlar o tempo, as minhas atividades e alcançar as suas
expectativas. Eu não vou perder a necessidade de ter um esquema visual por
estar crescendo. Mas o meu nível de representação pode mudar. Antes que eu
possa ler, preciso de um esquema visual com fotografias ou desenhos simples.
Com o meu crescimento, uma combinação de palavras e fotos pode ajudar mais
tarde a conhecer as palavras.
7) Por favor, preste atenção e diga o que eu
posso fazer ao invés de só dizer o que eu não posso fazer.
Como qualquer outro ser humano não
posso aprender em um ambiente onde sempre me sinta inútil, que há algo errado
comigo e que preciso de "CONSERTO". Para que tentar fazer alguma coisa
nova quando sei que vou ser criticado?
Procure identificar o meu potencial e você vai
encontrar muitos! Terei mais que uma maneira para fazer as coisas.
8) Por favor, me ajude com as interações
sociais.
Pode parecer que não quero brincar
com as outras crianças no parque, mas algumas vezes simplesmente não sei como
começar uma conversa ou entrar na brincadeira.
Se você pode encorajar outras
crianças a me convidarem a jogar futebol ou brincar com carrinhos, talvez eu
fique muito feliz por ser incluído. Eu sou melhor em brincadeiras que tenham atividades
com estrutura começo-meio-fim.
Não sei como "LER" expressão
facial, linguagem corporal ou emoções de outras pessoas. Agradeço se você me
ensinar como devo responder socialmente. Exemplo: Se eu rir quando Sandra cair
do escorrega não é que eu ache engraçado. É que eu não sei como agir
socialmente. Ensine-me a dizer: "você esta bem?".
9) Tente encontrar o que provoca a minha perda
de controle.
Perda de controle,
"chilique", birra, má-criação, escândalo, como você quiser chamar,
eles são mais horríveis para mim do que para você. Eles acontecem porque um ou
mais dos meus sentidos foi estimulado ao extremo.
Se você conseguir descobrir o que
causa a minha perda de controle, isso poderá ser prevenido - ou até evitado.
Mantenha um diário de horas, lugares pessoas e atividades. Você encontrará uma
sequência; pode parecer difícil no
começo, mas, com certeza, vai conseguir. Tente lembrar que todo comportamento é
uma forma de comunicação. Isso dirá a você o que as minhas palavras não podem
dizer: como eu sinto o meu ambiente e o que está acontecendo dentro dele.
10) Se você é um
membro da família me ame sem nenhuma condição.
Elimine pensamentos como "Se ele pelo menos pudesse…" ou
"Porque ele não pode…" Você não conseguiu atender a todas as
expectativas que os seus pais tinham para você e você não gostaria de ser
sempre lembrado disso. Eu não escolhi ser autista. Mas lembre-se que isto está
acontecendo comigo e não com você. Sem a sua ajuda as minhas hipóteses de
alcançar uma vida adulta digna serão pequenas. Com o seu suporte e guia, a possibilidade
é maior do que você pensa.
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| Atividade de intervenção pedagógica no EAMAAR (Manaus/AM) |
Eu
prometo: EU VALHO A PENA.
E,
finalmente, três palavras mágicas: Paciência, Paciência, Paciência.
Ajude a ver o meu autismo como uma
habilidade diferente e não uma incapacidade. Olhe por cima do que você acha que
seja uma limitação e veja o presente que o autismo me deu.
Talvez seja verdade que eu não seja bom no contato
olho-no-olho e conversas, mas você notou que eu não minto, roubo em jogos,
fofoco com as colegas de classe ou julgo outras pessoas?
É verdade que eu não vou ser um Ronaldinho
"Fenômeno" do futebol. Mas, com a minha capacidade de prestar atenção
e de concentração no que me interesso, eu posso ser o próximo Einstein, Mozart
ou Van Gogh (eles também tinham Autismo), uma possível resposta para Alzheimer,
o enigma da vida extraterrestre, etc. - O que o futuro tem guardado para
crianças autistas como eu, está no próprio futuro.
Tudo que eu posso ser não vai
acontecer sem você sendo a minha Base. Pense sobre estas "regras"
sociais e se elas não fazem sentido para mim, deixe de lado. Seja o meu protetor,
seja o meu amigo e nós vamos ver até onde eu posso ir.
Fonte:http://www.autimismo.com.br





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