quarta-feira, 9 de julho de 2014

Autismo e acomodação sensorial


Fonte: johannaterapeutaocupacional.blogspot

O desenvolvimento humano carece de um processamento adequado das informações que nos chegam através dos sentidos (tato, olfato, visão, audição, paladar, sistema vestibular e proprioceptivo). A integração dos múltiplos sentidos nos permite uma representação coerente do mundo, de modo sistemático e organizado.

Pessoas que se encontram dentro do espectro autista apresentam algum tipo de desconforto ou transtorno sensorial, em menor ou maior grau. O que em cada sujeito vai se manifestar de um modo particular. Conhecer esse aspecto do transtorno nos permitirá usar as estratégias adequadas de modo a promover, além do bem estar, o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças com autismo.

“Algumas crianças são hipersensíveis quanto à recepção de informações sensoriais. Por exemplo, crianças relatam serem capazes de ouvir conversas ou o som de móveis sendo arrastados em outros prédios. Outras crianças são tão sensíveis ao estímulo táctil (toque) que não toleram a sensação da etiqueta em suas camisetas. Por outro lado, algumas crianças aparentam ser hipossensíveis a estímulos sensoriais, ou seja, são pouco sensíveis e necessitam de uma maior intensidade de estímulo para que este seja percebido. Como exemplo, algumas crianças buscam a sensação de intensa pressão ao serem massageadas ou ao serem firmemente enroladas em pesados cobertores. Pesquisadores com Judith Bluestone (Instituto HANDLE, em Seattle, EUA), apontam para a possibilidade da hiposensibilidade ser na verdade uma hipersensibilidade ao extremo, o que levaria a pessoa a bloquear totalmente uma determinada sensação.”(http://www.inspiradospeloautismo.com.br/o-que-e-autismo/integracao-sensorial-para-autismo)

Fonte: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/2010/10/processamento-sensorial.html



TÉCNICAS DE ACOMODAÇÃO SENSORIAL ÚTEIS PARA O DIA-A-DIA


          Acomodação proprioceptiva - Ofereça lugares pequenos e aconchegantes para a criança como casinhas de boneca, cabanas, ou até mesmo caixas grandes. Um cantinho cheio de almofadas, um puff grande, colchão ou foutton também servem. 

Use coletes pesados, cobertores pesados, cobertas mais pesadas para oferecer momentos de tranquilidade e calma.

 Um saco de dormir ajuda a acalmar.  Integre a criança nas atividades pesadas da casa: carregar as compras, colocar o lixo            pra fora, pendurar roupa no varal, guardar roupas, arrumar compras no armário, molhar plantas com um regador pesado.

Acomodação auditiva - Use objetos como tapetes, cortinas e almofadas para absorver o ruído exterior e o eco.  Crianças com ouvidos muito sensíveis devem ter seu quarto posicionado no local mais calmo da casa. Cuidado com sons altos de telefone, campainha, televisão e rádio. 

Acomodação visual - Use cortinas grossas ou blackouts para diminuir a intensidade da luz          natural ou artificial vinda do exterior da casa. Minimize a bagunça visual guardando a maioria dos brinquedos em caixas. Dê atenção especial para a iluminação da casa com quantidade e intensidade adequada. Use abajoures ou luzes refletidas na parede se a iluminação for um grande problema. Pinte as paredes com cores suaves e evite muitos objetos ou quadros. Se a sua criança ao contrário, precisar de muito estímulo, pinte o seu quartos com cores claras e vibrantes e pendure alguns móbiles. Acomodação visual. Tenha um armário específico para os brinquedos e organizados de forma fácil para você e ele.

         Acomodação visual e auditiva - Diminua o estímulo visual e auditivo para prevenir distrações. 
                Acomodação motora - Use timers para sinalizar o início e final de uma atividade.
           
              Acomodação vestibular - Pendure uma rede ou balanço em algum lugar tranquilo da casa ou coloque um balanço no jardim.

             Acomodação vestibular e proprioceptiva - Um colchão d'água ou colchão de ar pode ser tranquilizante.


Outras estratégias para estruturar a rotina diária:

- Use pistas visuais para ajudar no cumprimento de tarefas.

- Use uma agenda ou quadro de tarefas para informar o que vai acontecer a cada dia (com imagens ou foto da própria criança realizando a atividade).

- Quebre a atividade em pequenos passos para facilitar o entendimento e dê tempo para que ela processe a informação.

 Ex: ao invés de dizer: pegue as roupas e coloque no cesto, dê a 1ª ordem e somente depois dela pegar as roupas é que você pede para colocá-las no cesto.

- Estabeleça rotinas e cumpra-as. Isto ajuda a criança a saber o que virá pela frente e a manterá calma. Quando é necessário haver quebra na rotina, avise-a antes e dê as pistas visuais.

- Prepare o dia da escola na noite anterior: separe a roupa, sapatos e lanche com antecedência para poupar tempo e evitar estresse.

- Se a sua criança não atende pelo nome, use o toque para ajudá-la.

- Sempre que possível use pistas visuais para tudo.

- Aprecie a companhia um do outro!!!

Fonte: http://claumarcelino.blogspot.com.br/2011/10/acomodacoes-sensoriais-para-o-ambiente

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