A experiência escolar para qualquer criança é cercada de muitos desafios. Especialmente para as que convivem com limitações, sejam elas neuromotoras, físicas, sensoriais, neurobiológicas ou de natureza comportamental.
| Aula passeio no Teatro Amazonas/2013 |
Crianças com TEA (transtorno do espectro autista) são crianças que também necessitam de encorajamento. No trabalho clínico realizado com estas crianças é visível como o encorajamento tem o poder de alavancar o seu desenvolvimento.
Toda a atividade que a criança consegue completar é comemorada, com palmas ou elogios ao seu desempenho. Percebemos que este gesto deixa as crianças mais autoconfiantes. Estas passam a acreditar mais em suas capacidades e sentem-se mais dispostas a iniciar qualquer atividade, porque se sentem seguras de si.
| Aula passeio: uma aula diferente e prazerosa |
Por outro lado, precisamos ter consciência do poder de nossas atitudes. Nossas crianças percebem quando acreditamos em suas capacidades; isso lhes dá segurança para tentar. Pois sabem que contarão com nosso apoio e afeto.
Muitos educadores desistem logo no início. Não se sentem desafiados a tentar de outra forma; e quantas vezes forem necessárias. Se uma estratégia não está dando certo, precisamos repensá-las. Como também, outras formas de estimular nossas crianças devem ser testadas. Às vezes, são nessas tentativas e na pesquisa, que encontramos a resposta. A nossa persistência irá contaminá-las. Elas perceberão que vale a pena continuar insistindo.
Tenho na clínica um pote com confeitos coloridos e os utilizo, também, para encorajar as crianças e parabenizá-las pelo esforço. Eles são em formato de coração. E, sempre que concluem toda a atividade recebem um ou mais, e ficam muito satisfeitas e felizes. É fato que existem as que não gostam, mas só de saber que o mereceram ficam bastante felizes.
| Ensina a criança no caminho em que deve andar e jamais se desviará dele. |
No trabalho diário, seja na clínica ou na escola, não estamos apenas encorajando nossas crianças a melhorar o desempenho escolar. Estamos ao mesmo tempo incutindo-lhes valores e princípios que farão parte de sua personalidade. É possível que haja mais acréscimos e ganhos em termos emocionais do que, propriamente, cognitivos. O que podemos mensurar pela mudança de comportamento, a partir da aquisição de valores éticos e morais. Um aspecto que considero o mais relevante de todos. Pois os prepara para a vida e os desafios que esta esconde.
| Na criança reside o germe da humanidade. |
Sabemos da violência que ainda existe no ambiente escolar e que se manifesta através do bullying. Nossas crianças com deficiência são, na maioria das escolas, vítimas deste mal. Possivelmente, se nos preocupássemos mais com a formação dos valores morais no sujeito, veríamos surgir um ambiente mais acolhedor e tolerante para todos.
Portanto, incentivar e encorajar atitudes éticas e morais são de extrema relevância, se pretendemos construir, através da educação, uma sociedade mais humana e solidária.
Uma ótima leitura,
Beijos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário