Atualmente eu tenho uma carreira bem
sucedida projetando equipamento para gado, e devo isso ao meu professor de
ciências do segundo grau. O Sr. Carlock ajudou-me a canalizar a minha fixação
para me motivar a estudar psicologia e ciências. Ele também me ensinou a usar
tabelas científicas.
Este conhecimento me capacitou a
descobrir o "Trofanil". Enquanto o psicólogo queria eliminar a minha
máquina de compressão, o meu professor encorajou-me a ler jornais científicos
para que eu pudesse entender porque a máquina tem um efeito relaxante. Quando me
mudei para o Arizona para fazer a faculdade, costumava ir para os ranchos
estudar as reações do gado à máquina. Este foi o início da minha carreira.
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| Máquina do abraço - Imagens Google |
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| Imagens Google |
Hoje sou reconhecida como líder no
meu campo de trabalho, viajo pelo mundo todo projetando equipamentos para
grandes firmas de gado e já escrevi mais de 100 trabalhos científicos e
técnicos nesta área (Grandin, 1984). Se
o psicólogo tivesse tido sucesso em tirar de mim a minha máquina compressora,
talvez agora eu estivesse sentada em algum canto apodrecendo em frente a uma TV
em vez de estar escrevendo este artigo.
Alguns dos autistas mais bem
sucedidos são pessoas que, de alguma forma, conseguiram canalizar as fixações
da infância transformando-as em carreiras (Bemporad, 1979; Grandin &
Scariano, 1968; Kanner, 1971). Quando Kanner (1971) acompanhou e buscou saber
sobre seus 11 casos originais, haviam dois que se sobressaíam e eram bem
sucedidos. Um deles transformou a fixação que tinha por números em um bom
trabalho em um Banco. Quando era criança um fazendeiro o contratou e encontrou
um alvo para sua fixação. Ele disse que o menino poderia contar as fileiras de
pés de milho se ele arasse a terra.
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Muitas das minhas
fixações, a princípio, estavam relacionadas aos meus sentidos. Quando eu estava
na quarta série, gostava de usar certo tipo de propaganda eleitoral que era
feita de duas placas de madeira presas de maneira que eu as vestia como se
fosse um vestido. Na verdade, eu gostava de me sentir um sanduíche com as
placas na frente e atrás. Alguns terapeutas dizem que o uso de uma veste mais
pesada frequentemente reduz a hiperatividade. Mesmo que a minha atração por
propagandas eleitorais tenha se iniciado por razões sensoriais, eu acabei me
interessando por eleições.
Meus professores deviam ter tirado proveito disso
para me estimular e me fazer interessada em Estudos Sociais. Calcular os pontos
das eleições poderia me ajudar em Matemática. A minha leitura poderia ser
motivada através da leitura das propagandas e das pessoas que estavam
concorrendo aos cargos políticos. Se uma criança se interessa muito por
aspiradores de pó, então use o livreto de instruções do aspirador como livro
texto para essa criança.
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Outra das minhas fixações eram as portas de correr de
vidro. No início eu estava interessada nelas porque eu gostava da sensação de
vê-las se movimentando. Um adolescente autista que tenha interesses desse tipo
pode ser estimulado a aprender mais sobre ciências. Se o meu professor tivesse
me desafiado a aprender os mecanismos e partes eletrônicas da porta de correr,
eu provavelmente teria entrado na área de eletrônica.
As fixações podem ser
tremendos motivadores e os professores precisam usar essa ferramenta. Quando os
interesses da criança são estreitos é preciso trabalhar para aumentá-los e
transformá-los em atividades construtivas. O mesmo princípio pode ser aplicado
tanto em crianças com um comprometimento pequeno quanto crianças com
comprometimento mais forte com o autismo. Simons e Sabine (1987) dão uma lista
com muitos bons exemplos.
É preciso diferenciar as fixações dos
estereótipos do tipo bater palmas ou ficar se balançando. Fixação é um
interesse em algo externo como avião, rádio ou portas de correr. A criança que
fica agindo estereotipicamente por um longo período de tempo pode danificar o
sistema nervoso.
Fonte: (*) Uma visão interior do Autismo - Direcionando fixações: Tradução feita por Jussara
Cunha de Mello - Belo Horizonte a pedido da Associação de Pais de Portadores de
Autismo e outras Síndromes - APPAS.
Obtida da
INTERNET- ftp://ftp.syr.edu/information/autism/an inside_view_of_autism_txt




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