A matemática não é dentre as disciplinas a mais popular entre as nossas crianças neurotípicas. O que dizer então, das nossas crianças com TEA. No entanto, não é culpa da matemática, mas da maneira como esta área do conhecimento é apresentada e vivenciada nas instituições educativas. Geralmente, de modo muito abstrato e descontextualizado.
Nós respiramos conceitos matemáticos, desde a hora em que acordamos até a hora de dormir. A matemática faz parte do nosso dia-a-dia. Conhecemos, pelo menos uma pessoa, que nunca frequentou uma escola, mas, é hábil em cálculo mental. Faz como dizem: "conta de cabeça". Nós nos expressamos usando, frequentemente, conceitos matemáticos. Estamos envoltos na matemática. Então, porque ainda é um desafio para muitos, ensinar matemática?
De lado as questões teóricas, gostaria de compartilhar uma metodologia que pode ser muito útil para introduzir alguns conceitos matemáticos, além de estimular o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação nas crianças e adolescentes com autismo. Esta metodologia usa como instrumento pedagógico o Jogo de Regras.
Abaixo, duas experiências bem sucedidas e que valem a pena serem replicadas em nossas escolas, especialmente, quando nos propomos promover uma educação de natureza inclusiva.
Abaixo, duas experiências bem sucedidas e que valem a pena serem replicadas em nossas escolas, especialmente, quando nos propomos promover uma educação de natureza inclusiva.
Em ambos os jogos, poderemos desenvolver as seguintes habilidades:
- Cálculo mental
- Compartilhar a atenção;
- Respeito às regras;
- Habilidades sociais;
- Comunicação expressiva e compreensiva(troca de turnos nos diálogos);
- Habilidades sociais;
- Comunicação expressiva e compreensiva(troca de turnos nos diálogos);
- Tolerância à frustração(quando se trata de jogos competitivos);
- Autocontrole da conduta(capacidade de esperar a vez e revezar);
- Autoestima e autoconfiança; dentre outros.
JOGO 1 - Memória 10
Objetivo: Obter dois numerais cuja soma seja igual a 10. Quem obtiver maior quantidades de cartas, no final, ganha o jogo.
Recursos materiais:
- Cartas numeradas de 0 a 10 (duplicadas), ou seja, duas de cada numeral, num total de 22.
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| Arquivo pessoal |
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JOGO 2 - Nunca 10
Objetivo: trocar 10 unidades por 1 barra que equivale a uma dezena. Ganha o jogo quem acumular maior quantidade de dezenas.
Material: 1 dado e uma caixa de Material Dourado.
Em nível mais avançado, pode- se introduzir o conceito de centena e milhar.
Mas, um passo de cada vez, ou seja, trabalhe um conceito por vez. Passe, apenas, para o próximo, quando o anterior estiver consolidado.
Mas, um passo de cada vez, ou seja, trabalhe um conceito por vez. Passe, apenas, para o próximo, quando o anterior estiver consolidado.
Como jogar:
O primeiro jogador lança o dado cuja pontuação corresponderá a uma quantidade de unidades que vão sendo acumuladas até se obter 10 unidades que por sua vez serão substituídas por uma dezena(1 barra).
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Agora, é só chamar a turma pra jogar.
Boa sorte!!!



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