quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Matemática para crianças com autismo

    A matemática não é dentre as disciplinas a mais popular entre as nossas crianças neurotípicas. O que dizer então, das nossas crianças com TEA. No entanto, não é culpa da matemática, mas da maneira como esta área do conhecimento é apresentada e vivenciada nas instituições educativas. Geralmente, de modo muito abstrato e descontextualizado.
    Nós respiramos conceitos matemáticos, desde a hora em que acordamos até a hora de dormir. A matemática faz parte do nosso dia-a-dia. Conhecemos, pelo menos uma pessoa, que nunca frequentou uma escola, mas, é hábil em cálculo mental. Faz como dizem: "conta de cabeça". Nós nos expressamos usando, frequentemente, conceitos matemáticos. Estamos envoltos na matemática. Então, porque ainda é um desafio para muitos, ensinar matemática?
   De lado as questões teóricas, gostaria de compartilhar uma metodologia que pode ser muito útil para introduzir alguns conceitos matemáticos, além de estimular o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação nas crianças e adolescentes com autismo.  Esta metodologia usa como instrumento pedagógico o Jogo de Regras.

   Abaixo, duas experiências bem sucedidas e que valem a pena serem replicadas em nossas escolas, especialmente, quando nos propomos promover uma educação de natureza inclusiva. 

   Em ambos os jogos, poderemos desenvolver as seguintes habilidades:

- Cálculo mental
- Compartilhar a atenção;
- Respeito às regras;
- Habilidades sociais;
- Comunicação expressiva e compreensiva(troca de turnos nos diálogos);

- Tolerância à frustração(quando se trata de jogos competitivos);

- Autocontrole da conduta(capacidade de esperar a vez e revezar);
- Autoestima e autoconfiança; dentre outros.


JOGO 1 -  Memória 10

    Objetivo: Obter dois numerais cuja soma seja igual a 10. Quem obtiver maior quantidades de cartas, no final, ganha o jogo.
    Recursos materiais: 
- Cartas numeradas de 0 a 10 (duplicadas), ou seja, duas de cada numeral, num total de 22.

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal


JOGO 2 -  Nunca 10

    Objetivo: trocar 10 unidades por 1 barra que equivale a uma dezena. Ganha o jogo quem acumular maior quantidade de dezenas.
   
    Material: 1 dado e uma caixa de Material Dourado.

   Em nível mais avançado, pode- se introduzir o conceito de centena e milhar. 
   Mas, um passo de cada vez, ou seja, trabalhe um conceito por vez. Passe, apenas, para o próximo, quando o anterior estiver consolidado.

   Como jogar:

   O primeiro jogador lança o dado cuja pontuação corresponderá a uma quantidade de unidades que vão sendo acumuladas até se obter 10 unidades que por sua vez serão substituídas por uma dezena(1 barra).

Arquivo pessoal

Agora, é só chamar a turma pra jogar. 
Boa sorte!!!

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