segunda-feira, 22 de julho de 2013

Propostas inovadoras de Educação Infantil


      A proposta pedagógica das Escolas de Educação Infantil de Reggio Emília, na Itália, é considerada uma das melhores do mundo. Por essa razão vale a pena conhecer um pouco desta trajetória educacional, caracterizada pela valorização e respeito à criança e de suas múltiplas linguagens.


  
O modelo pedagógico Reggio Emília, cujo nome é o mesmo da cidade onde teve origem, caracteriza-se pelo foco dado as mais variadas formas de expressão simbólica, assim como, pelo envolvimento dos professores, pais e comunidade no processo de ensino e aprendizagem.

Em 1945, os cidadãos de Villa Cella, na Itália, localidade próxima da cidade de Reggio Emília, clamam por uma educação que promova o sucesso escolar de seus filhos. Para tanto, unem-se para construir uma escola, cuja educação infantil é considerada a de melhor qualidade em todo o mundo: o modelo curricular Reggio Emília.

O teórico Loris Malaguzzi, ao tomar conhecimento da experiência, resolveu associar-se a essa iniciativa educacional inovadora.

A proposta pedagógica de Reggio Emília é construída colaborativamente com a participação efetiva dos pais,  crianças,  professores e comunidade, num trabalho coletivo.

 Os obstáculos ao processo são solucionados em parceria com todos os envolvidos, direta e indiretamente, na realização desse projeto. A filosofia da proposta está pautada no conhecimento e compreensão da criança, suas necessidades e interesses.

A criança é concebida como ser ativo, competente e, como tal, protagonista da sua própria aprendizagem e desenvolvimento.

A proposta passa a ser divulgada para toda a sociedade, nos espaços públicos, buscando desta forma ganhar o apoio e o investimento do município na educação destinada às crianças.

A COMUNIDADE E O MODELO REGGIO EMÍLIA DE EDUCAÇÃO

      A educação das crianças por ser considerada complexa, exige o envolvimento de toda a comunidade. Juntando-se a isso, há a crença na Itália de que o cuidado com a criança é responsabilidade de todos. Pretende-se, ainda, que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades de modo a evitar desequilíbrios entre as famílias.

O sistema municipal de Reggio Emília é caracterizado por uma gestão participativa, envolvendo representantes de vários setores da comunidade local. Cada escola possui um Conselho de Administração, que se destina a solucionar problemas administrativos e apoiar pais e professores.

          O modelo teórico que sustenta a prática pedagógica destinadas ao atendimento das crianças na Educação Infantil, está sendo constantemente revisado. Na década de 50 foi influenciado por teóricos como: Rousseuau, Locke, Pestalozzi, Froebel, a Escola Ativa de Dewey e a Escola de Chicago. Posteriormente, introduz-se as contribuições de Claparède, Decroly, Freinet, Wallon, Dalton, Piaget, Vigotsky e Bronfenbrenner.

         As inovações continuam, fruto das pesquisas realizadas por Piaget, introduzindo conhecimentos matemáticos que são trabalhados de forma espontânea na vida cotidiana, dando ênfase ao pensamento lógico.

      O diálogo com as várias teorias e propostas pedagógicas, filosóficas, sociais, políticas e artísticas, conferem a esse empreendimento, credibilidade junto a comunidade científica internacional.

       Considerando o caráter  muito tradicional presente na maioria de nossas escolas infantis, contaminadas pelo olhar do adulto e insensível ao ponto de vistas da crianças, experiências como a apresentada acima, certamente, nos permitirão um novo olhar sobre a natureza do processo pedagógico que realizamos, na perspectiva de construirmos uma escola comprometida com o desenvolvimento e o crescimento de nossas crianças, nos seus múltiplos aspectos.

       

 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário