A proposta pedagógica das Escolas de Educação Infantil de Reggio Emília, na Itália, é considerada uma das melhores do mundo. Por essa razão vale a pena conhecer um pouco desta trajetória educacional, caracterizada pela valorização e respeito à criança e de suas múltiplas linguagens.
O modelo
pedagógico Reggio Emília, cujo nome é o mesmo da cidade onde teve origem,
caracteriza-se pelo foco dado as mais variadas formas de expressão simbólica,
assim como, pelo envolvimento dos professores, pais e comunidade no processo de
ensino e aprendizagem.
Em 1945, os
cidadãos de Villa Cella, na Itália, localidade próxima da cidade de Reggio
Emília, clamam por uma educação que promova o sucesso escolar de seus filhos. Para
tanto, unem-se para construir uma escola, cuja educação infantil é considerada
a de melhor qualidade em todo o mundo: o modelo curricular Reggio Emília.
O teórico
Loris Malaguzzi, ao tomar conhecimento da experiência, resolveu associar-se a
essa iniciativa educacional inovadora.
A proposta
pedagógica de Reggio Emília é construída colaborativamente com a participação
efetiva dos pais, crianças, professores e comunidade, num trabalho
coletivo.
Os obstáculos ao processo são solucionados em
parceria com todos os envolvidos, direta e indiretamente, na realização desse
projeto. A filosofia da proposta está pautada no conhecimento e compreensão da
criança, suas necessidades e interesses.
A criança é
concebida como ser ativo, competente e, como tal, protagonista da sua própria
aprendizagem e desenvolvimento.
A proposta
passa a ser divulgada para toda a sociedade, nos espaços públicos, buscando
desta forma ganhar o apoio e o investimento do município na educação destinada
às crianças.
A COMUNIDADE E
O MODELO REGGIO EMÍLIA DE EDUCAÇÃO
A educação das crianças por ser
considerada complexa, exige o envolvimento de toda a comunidade. Juntando-se a
isso, há a crença na Itália de que o cuidado com a criança é responsabilidade
de todos. Pretende-se, ainda, que todas as crianças tenham as mesmas
oportunidades de modo a evitar desequilíbrios entre as famílias.
O sistema
municipal de Reggio Emília é caracterizado por uma gestão participativa,
envolvendo representantes de vários setores da comunidade local. Cada escola possui
um Conselho de Administração, que se destina a solucionar problemas
administrativos e apoiar pais e professores.
O modelo teórico que sustenta
a prática pedagógica destinadas ao atendimento das crianças na Educação
Infantil, está sendo constantemente revisado. Na década de 50 foi influenciado
por teóricos como: Rousseuau, Locke, Pestalozzi, Froebel, a Escola Ativa de
Dewey e a Escola de Chicago. Posteriormente, introduz-se as contribuições de
Claparède, Decroly, Freinet, Wallon, Dalton, Piaget, Vigotsky e Bronfenbrenner.
As inovações continuam,
fruto das pesquisas realizadas por Piaget, introduzindo conhecimentos matemáticos
que são trabalhados de forma espontânea na vida cotidiana, dando ênfase ao
pensamento lógico.
O diálogo com as várias teorias e propostas
pedagógicas, filosóficas, sociais, políticas e artísticas, conferem a esse
empreendimento, credibilidade junto a comunidade científica internacional.
Considerando o caráter muito tradicional presente na maioria de nossas escolas infantis, contaminadas pelo olhar do adulto e insensível ao ponto de vistas da crianças, experiências como a apresentada acima, certamente, nos permitirão um novo olhar sobre a natureza do processo pedagógico que realizamos, na perspectiva de construirmos uma escola comprometida com o desenvolvimento e o crescimento de nossas crianças, nos seus múltiplos aspectos.
Considerando o caráter muito tradicional presente na maioria de nossas escolas infantis, contaminadas pelo olhar do adulto e insensível ao ponto de vistas da crianças, experiências como a apresentada acima, certamente, nos permitirão um novo olhar sobre a natureza do processo pedagógico que realizamos, na perspectiva de construirmos uma escola comprometida com o desenvolvimento e o crescimento de nossas crianças, nos seus múltiplos aspectos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário