Todos sabem, e as pesquisas não mentem, quanto mais os pais forem engajados na educação de seus filhos, melhores serão os resultados. Infelizmente, não existe uma escola para preparar pais de primeira viagem. O que é lamentável.
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| Oficina de material pedagógico/EAMAAR |
Nenhum pai ou mãe foi preparado para exercer essa missão. Como diz o poeta, o caminho se faz caminhando. E, assim, aos tropeços, tentando acertar, muitos pais buscam oferecer a melhor educação aos filhos.
Em se tratando de pais de crianças com autismo, o desafio é um tanto maior, já que para crianças neurotípicas existem os modelos e uma vasta literatura. Daí a relevância de cursos, palestras e oficinas que objetivam oferecer aos pais de crianças com TEA, ferramentas tanto teóricas quanto práticas que possam auxiliá-los nesta tão desafiadora e nobre tarefa.
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| Oficina de material pedagógico/EAMAAR |
Temple Grandin falou, certa vez, que crianças com autismo necessitam de pelo menos 20 horas semanais de ensino individualizado. Ela não falou 20 horas de terapias. Enfatizo isso, porque tenho visto muitos pais em busca desesperada por terapias, depositando nestas todas as sua fichas. As terapias são importantes, no entanto, a intervenção familiar orientada é fundamental e indispensável. Por um simples motivo: Com quem a criança passa a maior parte do tempo?
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| Oficina de Material Pedagógico/EAMAAR |
Nossa experiência vem demonstrando que pais engajados no tratamento de seus filhos, quando bem orientados, estão proporcionando às suas crianças uma evolução significativa. De nada adianta levar à terapia e não seguir as orientações dos profissionais que atendem à criança. De nada adianta levar à terapia e não participar das palestras, oficinas e encontros destinados a qualificar os pais, de modo que possam realizar intervenções que promovam o desenvolvimento de suas crianças, de forma contínua.
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| Oficina de material pedagógico/EAMAAR |
A criança é produto do meio, no qual todos devem assumir a responsabilidade por sua educação e desenvolvimento, apesar das limitações que venham a apresentar, sejam de que natureza forem.
Fico muito feliz quando escuto dos pais o relato sobre as mudanças positivas no comportamento de suas crianças. Como é bom ver o brilho em seus olhos e a certeza de que todo o investimento trará, no tempo certo, seus frutos.
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| Oficina de Material Pedagógico/EAMAAR |
Muitas vezes é difícil como terapeuta, lidar com a ansiedade e angústia dos pais. Isto certamente não repercute bem junto às crianças. Precisamos de pais mais relaxados e tranquilos. Não podemos precisar o tempo em que os objetivo serão alcançados. Precisamos somente, continuar o nosso trabalho e persistir, com leveza e alegria. É disso que nossas crianças com TEA necessitam: LEVEZA e ALEGRIA.
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| Palestra: Autismo e Educação no Colégio La Salle/Manaus |






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