A verdade é que ninguém ao nascer, traz consigo um manual. Não há para os filhos neurotípicos e, tão pouco, para os que não o são.
É no dia-a-dia, acumulando experiências, informações e novos aprendizados, que vamos construindo conhecimentos sobre estes últimos, mas, também, sobre os primeiros. Ambos são, na linguagem popular uma "caixinha de surpresas", pois não existe um padrão entre os filhos provenientes do mesmo ventre. Como também não há entre crianças com TEA. Cada uma é uma, única e singular.
No entanto, para os pais de crianças com Autismo, a sensação é de caos no início e as vezes se prolonga por toda a vida, quanto menor a capacidade de se adaptar e se ajustar a uma nova realidade. Sabemos que poucos conseguem lidar com essa experiência de um modo satisfatório e equilibrado. Há muitas perguntas e poucas respostas, como também, poucas pessoas disponíveis para orientar e acenar com uma luz no final do túnel. Lamentavelmente, esta é a regra,
Daí a importância de guias como este que objetivam ajudar aos pais a encontrar seu próprio caminho. Oferecendo dicas práticas de como conduzir o tratamento de nossas crianças e educá-las da melhor forma possível, apesar das limitações impostas pelo autismo.
Um manual que não se destina somente aos pais, mas, também, a todo profissional que se disponha a atender com qualidade este público infantil, tão carente de acolhimento em nossa sociedade.
Uma ótima leitura!!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário