terça-feira, 5 de junho de 2012

Meio Ambiente: do discurso à prática


Aula-passeio no Parque do Mindú
     A reflexão sobre a questão ambiental deve ser diária. Pois, toda e qualquer atitude, desde a hora em que nos levantamos pela manhã até a hora em vamos dormir, exige de nós uma postura consciente em relação ao meio ambiente. Aqui concebido, sobretudo, como o espaço em que vivemos e exercemos nossas atividades cotidianas. Alguém já disse, certa vez, que toda e qualquer ação humana exerce algum impacto, seja positivo ou negativo, produzindo consequências benéficas ou maléficas para o próprio ser humano e o seu entorno.

Coleta Seletiva no entorno da Escola com a turminha
               São frequentes as mobilizações nacionais e internacionais ditas em defesa do meio ambiente. Isto porque, apesar de todos esses “esforços”, questões básicas que geram problemas enormes e que colocam em risco a sobrevivência humana, não parecem estar na pauta destes grandes movimentos. Como por exemplo: a falta de saneamento básico para grande parte da população, cujas cidades, na maioria, não dispõem de sistema de esgoto e nem de coleta seletiva ou projetos inteligentes que possam dar uma destinação adequada às milhares de toneladas de lixo produzidas, diariamente, pela população, principalmente, das grandes cidades.

Compartilhando  conhecimentos - ensinando os colegas a separar o lixo.
  As iniciativas que visavam exterminar as sacolas plásticas parecem ter naufragado. Sacolas plásticas, supostamente, biodegradáveis foram vendidas à população e logo em seguida ficou constatado que as tais sacolas não eram tão ecológicas como se imaginava.


Faltam políticas ambientais e investimentos na reciclagem dos resíduos sólidos. Resíduos sólidos  são aqueles gerados  após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc).

“Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos.”(www.suapesquisa.com). Dentre eles destacam-se as pilhas e baterias de celulares  que eliminam substâncias altamente tóxicas, causando prejuízos ao solo e a água, se depositados nos aterros sanitários.

Em minha casa e no meu trabalho separo o lixo que pode ser reciclado ou reaproveitado e os encaminho para os Postos de Coleta Seletiva, mesmo sem a certeza de que terão a destinação correta, já que existe uma grande probabilidade de que sejam encaminhados para os aterros sanitários, em razão da falta de investimentos e políticas sérias no tratamento destinado ao lixo.
Minha turminha abraçando a árvore.

É lamentável que grande parte dos discursos que ouvimos em favor da preservação do Meio Ambiente, não passam de meros discursos já que não se convertem em ações práticas que possam, efetivamente, mudar a relação  equivocada que o homem mantem com a natureza; o espaço onde vive e pretende ser feliz.

O futuro será promissor se pudermos deixar para as futuras gerações o melhor exemplo, no que tange ao respeito com o Meio Ambiente. Que não pode se limitar, apenas, ao cumprimento de um conteúdo didático, mas, ações concretas e cotidianas de preservação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário