A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos
Cem pensamentos
Cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem sempre cem modos de escutar
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens
(e depois cem cem cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separaram a cabeça do corpo.
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e não falar
de compreender sem alegrias
de amar e maravilhar-se
só na páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
de descobrir o mundo que já existe
de cem
roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe
que as cem não existem
A criança diz:
ao contrario, as cem existem.
Loris Malaguzzi
Ideias criativas para estimular algumas das múltiplas formas de expressão infantil:
![]() |
| Crianças com autismo curtem a história dos 3 porquinhos da mesma forma que as demais. |
![]() |
| Explorar o mundo mágico da imaginação é fornecer conteúdo para o enriquecimento da subjetividade humana e criatividade. |
![]() |
![]() |
| Pista de carrinho
Fonte: Google imagens
|







































Nenhum comentário:
Postar um comentário