Solange Oliveira
Especialista em Educação Especial
Dentre as características manifestadas por crianças e jovens com autismo, estão aquelas relacionadas a sua dificuldade em manter a
atenção concentrada. E, que por sua vez resultam num
comportamento disperso, marcado por uma hiperatividade motora, que os levam a
passar de uma atividade a outra, de modo frenético; tudo chama a atenção; podendo demonstrar fadiga,
como também, a fuga de atividades estruturadas.
Em crianças mais comprometidas, parece não haver critérios nas escolhas dos movimentos, que aparentam ser aleatórias.
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| Criança com TEA em atividade lúdica no EAMAAR |
De acordo com Vygotsky, a história da atenção da criança é a história de sua conduta organizada. Onde
o desenvolvimento da atenção e do autocontrole motor estão relacionados à capacidade de apropriação, através da aprendizagem, de conhecimentos mais complexos e abstratos. Uma
habilidade que somente se adquire pela educação. Ou seja, não acontece de modo espontâneo.
Para manter o foco, o cérebro deve ser capaz de filtrar a enorme quantidade de informações e estímulos a que estamos expostos e que nos chegam através dos sentidos. De modo que, possamos estar atentos ao
que for mais relevante naquele momento. Graças ao desenvolvimento da atenção é possível manter a concentração em um ambiente barulhento, por exemplo.
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| Criança com TEA em atividade lúdica no EAMAAR |
Daí a necessidade de um trabalho
estruturado com crianças com autismo para que estas
possam desenvolver a atenção e o autocontrole motor, favorecendo
sua aprendizagem e o desenvolvimento tanto de habilidades cognitivas quanto
afetivas e sociais.
Por esta razão, vale a pena investir nas variadas modalidades de jogos e recursos
pedagógicos que despertam o interesse deste público, e, paralelamente, promovem o desenvolvimento de
competências necessárias ao processo cognitivo.
Algumas sugestões de jogos que são utilizados nas intervenções pedagógicas de crianças com autismo. Usuários que apresentam transtornos
na aprendizagem e são atendidos no EAMAAR (Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy). Os resultados foram e continuam sendo surpreendentes.




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